domingo, 10 de maio de 2009

OER - Parte II - Exemplo de aplicação

Para este caso escolhi dentro do portal de OER do MIT a disciplina de Introduction to Transportation Systems. Esta disciplina é já para estudantes de pós-graduação (Mestrado em tansportation Science).
As razões da sua escolha subordinaram-se em grande medida ao facto do tema estar relacionado com a minha área de especialização e com os temas que lecciono. Na minha busca no dg communities em temas relacionados com esta área só consegui chegar ao portal do MIT. Outras no iberry acabaram por conduzir aos mesmos locais.
A página possui informação sobre a estrutura da disciplina, o seu calendário, as leituras recomendadas (com links para os artigos ou livros que não estão abrangidos por direitos de autor), os slides das aulas, os trabalhos (enunciados), os enunciados dos exames e respectivas soluções. Ainda possui imagens relativas á disciplina alojadas no Flickr.
A estrutura do curso encontra-se, na minha opinião bem feita. No entanto, é um erro pensar que com a leitura dos slides se vai aprender o mais importante da disciplina. Estes são feitos numa perspectiva americana. Ou seja servem apenas para companhar uma apresentação é não como são os slides á portuguesa que têm escarraphada a explicvação da matéria.
Parece-me que a adaptação de um sistema destes ao caso concreto de Portugal e do tipo de disciplinas que lecciono poderia ser feito, se bem que com um investimento muito grande e parece-me que com outros complementos, como sejam:
  • Páginas tipo pbwiki para apresentar vários tópicos da matéria, possibilitando a existência de comentários de alunos e de outros docentes convidados que permitissem ir melhorando os temas apresentados. Ou seja um textbook continuamente on the making com possibilidades de ligações directas a outras fontes de informação para aqueles que estão mais interessados em aprofundar o seu estudo.
  • Criação de fóruns de discussão para esclarecimento de dúvidas aos alunos, o que faz com que todos tenham acesso ás mesmas respostas e eventualmente, numa perspectiva mais vountarista que eles se possam entreajudar podendo comentar dúvidas uns dos outros e até responder. Esta última ideia é um long shot mas penso que a ser conseguida poderia ser muito positiva

Sem comentários:

Enviar um comentário