segunda-feira, 18 de maio de 2009

Open Educational Resources II - agora correcto... espero

Dentro da página da disciplina de Introduction to Transportation Systems, resolvi escolher como OER passível de ser utilizado consiste numa das lecture notes. Em particular uma lecture note relacionada com a modelação da procura de transportes.
As razões da escolha desta lecture note são as seguintes:
  • Em primeiro lugar este conjunto de slides resume de uma maneira muito abrangente os vários conceitos base por detrás da modelação da procura de transportes;
  • Apresenta um conjunto de elementos gráficos elucidativos;
  • Fornece alguns elementos que podem ser utilizados como suporte para a elaboração de exemplos de aplicação deste tipo de modelos.

Por outro lado, e esta é uma razão mais de fundo, os modelos de escolha discreta (que são um dos principais objectos desta lecture note) são um dos (se não o) modelos matemáticos mais importantes na modelação da procura de transportes hoje em dia. Por isso é fundamental que os alunos dominem bem esta matéria. Esta é também matéria em que na maior parte das vezes é leccionada recorrendo quase apenas á formulação e dedução matemática destes modelos, o que sendo muito importante, acaba por desmotivar os alunos que se perdem facilmente. Por isso uma apresentação que consiga indicar de uma forma clara evidenciar os pressupostos teóricos que estão por detrás destes modelos seria muito importante. Este presumo ser o aspecto mais importante para a escolha deste OER.

A utilização

Esta lecture note é muito feita no "modelo americano", ou seja funciona como um guideline para uma exposição oral e discussão e não tanto segundo o nosso modelo em que os slides funcionam como a explicação da matéria. Então a sua utilização deveria ser feita em dois modos:

  • Funcionar como um apoio/inspiração para alterações e melhorias nos slides actuais da disciplina de Transportes;
  • Ser disponibilizado como elemento de estudo acessório sendo que neste caso necessitaria de algum trabalho em cima, eventualmente adicionando comentários (uma vez que os originais são muito sintéticos) e links a outros documentos (capítulos de livros, artigos, entradas na wikipedia, por exemplo) que ajudariam a uma maior compreensão dos mesmos.

Ou seja, quer me parecer que a utilização dos OER nesta área e, em particular face aos exemplos existentes, implicará sempre um trabalho posterior sobre os mesmos e não simplesmente a indicação de um link para os mesmos. Eventualmente o resultado sendo também um OER que possa mais tarde vir a ser utilizado por outros. Penso que é esse o espírito.

Sem comentários:

Enviar um comentário